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BLOG DA GEDRA

Publicado        por gedra.com.br

7 perguntas para descobrir se sua construtora precisa melhorar o setor de marketing

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A GEDRA é especializada em gerar resultados no mercado imobiliário através de estratégias inovadoras para construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis.


Nosso foco é o seu negócio imobiliário e como podemos aperfeiçoá-lo para que você alcance mais lucros com eficiência e rapidez.

Sem uma análise do mercado, não é possível dizer em qual momento a sua empresa está, quais as condições atuais do mercado, qual o panorama para os próximos meses e as maiores oportunidades a serem exploradas.


Essas informações são importantes porque, sem elas, é difícil estabelecer uma meta que faça sentido para a sua construtora nas condições atuais do mercado.

Para responder todas as perguntas anteriores, é necessário o acompanhamento e mensuração das métricas. Essa mensuração te ajudará a entender o que deu certo e o que deu errado no mês anterior, quais estratégias foram bem-sucedidas e quais tiveram números abaixo do esperado.


Assim você sabe o que precisa continuar e o que precisa ser revisto para que o setor produza resultados com a melhor utilização do orçamento possível. 


Veja algumas métricas que devem ser acompanhadas de perto:



 Métricas de atração: visitas no site, visitantes recorrentes, origem do tráfego, conteúdo compartilhado, entre outros



 Métricas de conversão: taxa de cliques, taxa de rejeição, total de conversões, etc.



 ​​​​​​​Métricas de receita:  CAC (custo de aquisição do cliente), ROI (retorno sobre o investimento) e LTV (lifetime value)



Se quiser saber mais sobre métricas e como acompanhá-las,

clique aqui

1.  Existe uma análise de mercado?

6.  Os resultados estão sendo mensurados de forma correta e constantemente?

7.  Existe um relacionamento próximo entre o setor de marketing e o de vendas?

O seu setor de marketing pode ajudar diretamente nos resultados do setor de vendas com o conhecimento adquirido sobre os clientes, análise da atual situação da empresa e a definição dos maiores impedimentos do fechamento das vendas.


A troca de informações, experiências e dados é fundamental e pode ajudar a sua equipe de vendas em diversos aspectos: como lidar com crises, facilitar o contorno de objeções de compra, obtenção das informações mais relevantes, melhora na abordagem comercial e muito mais.


Por isso é muito importante que os dois setores tenham comunicação constante e estejam intimamente conectados nas estratégias para que os resultados apareçam não somente em dados, mas também em vendas e receita para a sua construtora.


O seu setor de marketing é o propulsor dos resultados da sua construtora, porque é através dele que os clientes chegam até a sua empresa e as vendas podem ser realizadas.


Se ele não funciona como deve, gasta demais e não produz resultados em vendas.


É preciso manter o olho aberto e acompanhar de perto a evolução e resultados das estratégias do marketing, mas se a sua construtora ainda não possui um setor próprio de marketing ou não consegue melhorá-lo, uma opção é terceirizar o marketing.

O marketing digital é hoje uma das principais alavancas de negócios da maioria das empresas, inclusive do mercado imobiliário. Grandes construtoras já perceberam que esse é o canal onde encontrarão as novas gerações de compradores de imóveis e é ali onde construirão sua autoridade, relacionamentos e alcançarão novos clientes.


Mas é fudamental que o setor de marketing esteja funcionando perfeitamente para que os resultados apareçam. Se a sua construtora já utiliza estratégias de marketing digital, você já parou para pensar como anda a saúde e os resultados do setor?


Se ainda não pensou, é hora de pensar. Um bom planejamento de marketing começa por entender o que você faz e como pode ser melhorado.


E acredite: sempre há algo para ser melhorado. Mais que isso, existem alguns erros muito comuns com soluções simples de serem executadas. O mais difícil é reconhecer esses problemas.


Por isso, nesse artigo vamos falar das perguntas que você deve fazer sobre o setor de marketing da sua construtora para descobrir se ele está precisando de um upgrade.


Vamos lá?

2.  As personas são bem definidas?

É muito comum vermos empresas construindo estratégias de marketing sem nem levar em consideração com quem elas esperam falar.


Esse processo busca entender e documentar todos os públicos que representam seu cliente potencial, que tipo de conteúdo eles costumam buscar, os canais utilizados para buscar informações, que tipo de dados eles normalmente procuram, quais são as objeções de compra mais comuns, as maiores dificuldades e como sua construtora pode ajudar cada um deles.


Tudo isso é fundamental para entender o seu público e trabalhar de forma mais assertiva, melhorando a comunicação e aumentando o potencial de vendas.

3.  A presença nas redes sociais é boa e bem administrada?

Pode acreditar, a maior parte do seu público hoje está presente nas redes sociais. Isso porque elas se tornaram o hub da internet, reunindo tudo que as pessoas mais gostam de consumir no mundo digital e a sua construtora precisa estar lá também.


As redes sociais podem ser utilizadas para divulgar conteúdos relevantes,
promoções, informações sobre a construtora e, principalmente, para se relacionar com o seu público.


Ela é importante, pois permite uma comunicação bilateral entre empresa e consumidor, fazendo com que você possa receber opiniões, reclamações e sugestões diretamente de clientes e potenciais consumidores.


Essa comunicação de qualidade é fundamental para melhorar a
relação da sua construtora com o público e com o mercado.


Afinal, quem melhor que seu próprio consumidor para dizer o que pode ser melhorado no seu negócio?

4.  Os conteúdos criados têm qualidade e são relevantes para o seu público?

A utilização do e-mail marketing é uma ótima maneira das construtoras construírem oportunidades de negócios. Ele ajuda a melhorar e otimizar o relacionamento entre construtora e clientes.


Não muito tempo atrás, dizia-se que o “e-mail marketing estava morto”, mas essa é uma visão simplista que não considera o papel do e-mail marketing dentro do macro das estratégias digitais.


Existe, sim, muito espaço para o e-mail marketing hoje, mas não como ele era feito antigamente. É preciso rearranjar as estratégias para atender ao perfil de consumo de hoje.


É preciso lembrar que manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para que a sua empresa consiga ter uma chance no mercado atual.

5.  As estratégias de e-mail marketing são eficientes?

A criação de conteúdo é uma engrenagem essencial quando utilizamos a estratégia de inbound marketing.


Esse conteúdo pode ser dividido em vários formatos, como artigos no blog, e-books, webinars, vídeos, infográficos e muito mais.

Eles são uma das peças imprescindíveis para estruturar uma boa estratégia de marketing digital.


Cada material tem o seu objetivo e é destinado para um tipo de leitor. Eles podem ser utilizados para educar o mercado e transformar sua construtora em uma grande referência


Por isso é muito importante que o conteúdo criado seja de ótima qualidade e esteja de acordo com os interesses do seu público, pois conteúdo por conteúdo já existe muito por aí.


Conteúdos realmente relevantes e autênticos conseguem gerar leads, aumentar a base de e-mails, criar autoridade para a sua construtora e muito mais. 

Quer saber mais sobre como e por que um serviço de marketing digital terceirizado pode ser a melhor escolha para a sua construtora? 

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